terça-feira, 3 de maio de 2016

Morte por H1N1 assusta população de Florânia

População de Florânia (RN) está em estado de alerta após a confirmação da primeira morte pela gripe H1N1 na cidade.

Morte 
A vítima foi o saudoso professor e diretor Francisco das Chagas Guedes de Azevêdo, que faleceu no dia 15 de abril no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, onde estava internado. De acordo com Secretária de Saúde do Município, Danielle Giffoni, o resultado positivo da morte por H1N1 foi enviado ao município pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
 
Faltam vacinas nos postos de saúde da cidade.
De acordo com informações, só vieram nesta segunda etapa 320 o que é insuficiente para imunizar uma população de mais de 10 mil habitantes.

As  pessoas que tiveram contato com quem pode ter contraído a doença devem tomar cuidados pois ela é altamente contagiosa. Os sintomas são parecidos como de uma gripe comum como febre alta, tosse, dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade na respiração.
“As pessoas devem manter distância de mais de um metro de quem estiver tossindo para que não se contaminar. As secreções que eventualmente também podem cair próximo de materiais onde existem pessoas podem infectar, então é necessário o cuidado de higienização”, disse um médico.
 
Higienização nas escolas
Deve haver  higienização nas escolas da cidade. Em todas as salas devem ter tem álcool gel na mesa do professor para as crianças e alunos em geral usarem quando sentirem necessidade.


Com a palavra a prefeita cidade!