sexta-feira, 13 de maio de 2016

A hora do governo Temer trabalhar

Reprodução da Veja online
No seu discurso de ontem, o presidente interino Michel Temer declarou: "Não podemos mais falar em crise. É preciso trabalhar". Dentro de instantes começa a primeira reunião ministerial comandada por Temer. As manchetes dos principais jornais hoje estampam que Temer "promete governo de salvação", "prega união e democracia da eficiência", "defende reformas e gasto social". Mas agora chegou a hora de colocar em prática as ideias sem perda de tempo.

É bom destacar que essa mudança de governo não teve período de transição, nem mesmo tempo para muitas conversas. A maioria dos ministros foi escolhida nos últimos dias. Agora terão que correr para colocar o país nos eixos. Qual a capacidade operacional, executiva dos novos ministros, isso nós vamos conhecer nas próximas semanas, embora alguns sejam "figurinhas carimbadas" da política.

Hoje, o ministro da Fazenda e Previdência Social, Henrique Meirelles deve detalhar medidas econômicas para tranquilizar o mercado e ganhar confiança de investidores internacionais. Mas essa área se deixa levar menos pelo marketing do que a opinião pública. Vão ser necessárias ações concretas para os empresários e investidores terem confiança no novo governo.

A verdade é que a sociedade brasileira sabe que Temer não pode fazer milagres, mas no fundo anseia por um milagre, especialmente na economia. É esse sentimento que o presidente em exercício terá que enfrentar. E as respostas precisam ser rápidas para não perder o apoio da opinião pública, que hoje é muito mais esperança que apoio propriamente dito, mas que evoluirá em poucas semanas para melhor ou para pior.