terça-feira, 7 de junho de 2016

“Cala a tua boca, vagabundo, ladrão, pilantra…”: sessão do Conselho de Ética tem barraco entre deputados

449dyurogp_8ut16mmtip_file 
Wladimir Costa (foto) se exaltou com deputado petista que o chamou de “picareta”. Foto: Alan Marques/Folhapress
Dois deputados protagonizaram um bate-boca durante a sessão do Conselho de Ética que debate o processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na tarde desta terça-feira (7). O barraco contou com troca de ofensas entre Zé Geraldo (PT-PA), contrário ao peemedebista, e Wladimir Costa (SD-PA), defensor do presidente afastado da Câmara.
O relatório que pede a cassação de Cunha — afastado da Câmara por decisão do Supremo Tribunal Federal — está prestes a ser votado. Na manhã de hoje, começaram os debates.
Durante o discurso, o deputado Zé Geraldo atacou o defensor de Eduardo Cunha e disse que ele “não tem moral nenhuma” para criticar a presidente afastada Dilma Rousseff.
— Dizer ao deputado Wladimir nem que ele lavasse a boca dele com soda cáustica durante uma semana, ele não pode falar mal do PT e da presidenta Dilma. Esse parlamentar no Pará está mais sujo do que pau de galinheiro, como diz o ditado popular. Ele está denunciado no Supremo Tribunal Federal por receber dinheiro de funcionários do seu gabinete e passar para os seus irmãos.
O petista ainda mostrou denúncia do Ministério Público do Pará em que, segundo ele, o deputado do Solidariedade aparece envolvido em um esquema de desvio de R$ 230 mil da Secretaria de Esporte do Estado, por meio de uma ONG fantasma.
Wladimir Costa pediu a palavra e também atacou o conterrâneo.
— Eu gostaria de dizer que essa figura asquerosa, indigesta, marido de uma mulher que assaltou e que roubou o município de Medicilândia, é um dos membros dessa quadrilha. É uma figura enojada. Não merece assento nesta Câmara. Envolvido em vários escândalos, como roubo de madeira, senhor deputado Zé Geraldo, o senhor é vagabundo, bandido, juntamente com sua mulher que dilapidaram e sepultaram…
O microfone dele foi desligado, mas era possível ouvir que as ofensas continuaram. “Cala a tua boca, vagabundo, ladrão, pilantra, sepulta a tua carreira política”, disse Costa. Zé Geraldo continuou chamando o deputado de “picareta”.
Essa não foi a primeira vez que o deputado petista se envolveu em um bate-boca no Conselho de Ética. Em dezembro, também discutindo o processo contra Cunha, ele e Wellington Roberto (PR-PB) também brigaram em plena sessão.
R7