segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

RN notifica 1.820 casos suspeitos de dengue nos primeiros 30 dias de 2016

Aedes aegypti no laboratório da Oxitec, em Campinas. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e do vírus zika, causador da microcefalia (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Aedes aegypti transmite a dengue,chikungunya e do
vírus zika (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta quinta-feira (4), o boletim do monitoramento dos casos dengue, chikungunya e zika vírus no estado. De acordo com a secretaria, entre 3 e 30 de janeiro, 5 mortes por dengue já foram confirmadas no estado, o que aponta um crescimento de 150% em relação aos óbitos registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo os dados apresentados no boletim, 1.820 casos de dengue já foram notificados pela secretaria desde o começo do ano. O número representa um aumento de 37,57% nos casos notificados. No entanto, apenas 111 foram confirmados. No mesmo período, 221 casos de infecção por zika vírus também foram notificados, no entanto, todos ainda estão sendo investigados. Nenhum caso de chigungunya foi registrado pela secretaria.
De acordo com a Sesap, nove municípios do estado já apresentam alta incidência de dengue, tendo registrado uma média de 300 casos da doença por 100.000 habitantes. Apesar das cidades com alta incidência, a secretaria alertou para a falta de notificações em 104 cidades potiguares. De acordo com a própria Sesap, o dado pode indicar a ausência de notificações por profissionais da saúde dos casos suspeitos ocorridos nos municípios em questão.
Ainda de acordo com a secretaria, devem ser notificados todos os atendimentos de casos suspeitos que se enquadrarem na definição do Ministério da Saúde. Segundo o boletim da Sesap, o Ministério da Saúde define como caso suspeito de dengue a "pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo dengue ou que tenha a presença de Aedes Aegypti que apresente febre, usualmente entre 2 a 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, exantemas, mialgias, artralgia, cefaleia, dor retroorbital, petéquias ou prova do laço positiva e leucopenia”.
No ano de 2015, um total de 6.640 casos suspeitos de zika e 4.076 de chikungunya foram notificados no estado. Do total, 73 e nove casos, respectivamente, foram confirmados.
G1 - RN