terça-feira, 17 de novembro de 2015

MEDO TOMOU CONTA – (FOTO): Polícia evacua estádio, e jogo entre Alemanha e Holanda é cancelado

15321410 
Foto: Markus Schreiber/Associated Press
O amistoso entre Alemanha e Holanda, que seria disputado na cidade de Hannover, na Alemanha, nesta terça-feira (17), foi cancelado por causa de um objeto suspeito encontrado dentro do estádio.
A partida estava marcada para acontecer às 17h45 (de Brasília).
Temendo pela segurança dos torcedores, a polícia evacuou o estádio cerca de uma hora e meia antes do início do duelo.
A chanceler alemã Angela Merkel e vários outros ministros do país eram esperados no estádio para a partida.
A Europa está em alerta máximo depois que 129 pessoas morreram em Paris, na última sexta-feira (13), em atentados em Paris, na França.
Alemanha prende 7 por suspeita de envolvimento em ataques
A polícia alemã prendeu nesta terça-feira (17) sete pessoas, incluindo ao menos três estrangeiros, perto de Aachen (oeste), em uma operação relacionada aos ataques de sexta-feira em Paris, que deixaram 129 mortos e cerca de 350 feridos.
Uma unidade de resposta especial da polícia prendeu duas mulheres e um homem do lado de fora de uma agência de emprego no centro de Alsdorf, uma pequena cidade perto de Aachen e da fronteira alemã com a Bélgica e a Holanda.
“Depois dos ataques terroristas em Paris e da busca dos responsáveis, a polícia em Aachen recebeu uma pista sobre suspeitos em Alsdorf”, disse um comunicado policial.
Ao canal n-tv, o porta-voz Werner Schneider afirmou que “ainda é muito cedo para dar detalhes” sobre as identidades, mas afirmou que o trio inicialmente preso era de estrangeiros.
Posteriormente, comunicados policiais anunciaram a prisão de mais quatro pessoas, sem dar detalhes.
BUSCAS NA EUROPA
A França e a Bélgica realizam uma caçada pelo suspeito de envolvimento nos ataques, que foram lançados por ao menos sete homens-bomba em restaurantes, uma casa de shows e um estádio de futebol.
Esforços de busca europeus se concentram em tentar rastrear o francês nascido na Bélgica Salah Abdeslam, 23, que os investigadores dizem que voltou para país no sábado após os ataques.
Segundo o Ministério do Interior da Áustria, o suspeito entrou no país vindo da Alemanha no início de setembro, dizendo às autoridades que estava em férias.
Há indicações de que os ataques em Paris foram parcialmente organizados na Bélgica, e várias operações antiterrorismo foram realizadas em Bruxelas desde então.
Nesta terça, a Bélgica mobilizou mais 300 soldados para reforçar a segurança em grandes cidades. O número eleva para 520 o total de soldados nas ruas.
Em um comunicado, o governo afirmou que as tropas adicionais permitiriam à polícia assumir mais tarefas depois de o governo ter aumentado o nível de ameaça durante o fim de semana.
A polícia está particularmente preocupada com a segurança pública em grande aglomerações, como em eventos esportivos, concertos e comícios.
O ministro de Relações Exteriores alemão Frank-Walter Steinmeier, no entanto, afirmou que seu país não vai participar das ofensivas contra o Estado Islâmico na Síria.
Ele disse que “não faz sentido [a Alemanha] se somar às 16 nações que estão conduzindo ataques aéreos” no país.
Para Steinmeier, a decisão de providenciar armas e equipamento militar às tropas curdas “é a estratégia certa” uma vez que produziria ganhos territoriais.
Folha Press